Pequenos profissionais em pequenas cidades

junho 17, 2008 at 2:25 am 2 comentários

Hoje passei por uma situação que me deixou com mais certeza de uma coisa: Os pequenos profissionais que são renomados em uma cidade pequena que quase não tem um mercado amplo para concorrentes, crêem que são ótimos profissionais e que os prestadores de serviços são os clientes. Eu não me equivoquei quando escrevi “prestadores de serviços são os clientes”.

O cara presta um serviço e é um dos poucos que fazem aquela atividade, logo é claro ele sabe que a concorrência é mínima e que conforme as pessoas vão tomando conciência de que precisam daquela atividade ou produto ou serviço elas irão, em sua maioria, procurá-lo. Quando vai receber o cliente para a primeira negociação, é puro sorriso, muita simpatia, que se intensifica mais quando o primeiro contrato é assinado. A promessa é que o “produto” comprado te levará até o Jardim do Éden. No entanto o tempo vai passando e dúvidas e necessidades de implementações chegam.

O mesmo que fechou seu primeiro contrato, que vendeu sua caixa de maravilhas agora tem outros clientes e planos maiores e você seria somente quem iria comprar o lanche da tarde por algumas semanas. Mas mesmo assim ele te responde meia dúzia de dúvidas e te passa um orçamento para uma melhora do seu produto anterior. No entanto há estradas, internet, telefonia, enfim, uma série de meios de se comunicar com o mundo mais evoluido(?) lá fora e você acaba conhecendo profissionais com P maiúsculo que fazem o mesmo ou mais que o “grande” profissional da sua cidade faz e com um preço mais acessível. Se você apresenta isso para o seu já prestador de serviço ele usará artifícios cretinos para comparar o serviço dele com o concorrente distante que ele possui. E daí começa a te tratar com indiferença, como se você fosse um felizardo por ter usufruido de seus serviços e caso trocasse de profissional seria a pessoa mais burra do Sistema Solar.

Pois bem, junto com o pequeno cliente, se vai o grande e o médio, mais cedo ou mais tarde. A não ser que haja uma bajulação forte ou coisa estúpida do tipo que termina de desvalorizar não só o profissional mas também a pessoa.

Não só esse tipo de problema ocorre como também um simples atendimento de loja de roupa se torna uma ação exaustiva e desconfortável, quando algum atendente mal olha para o futuro comprador para dizer um preço de um par de meias.

Bom, não sei se em todo canto é assim, ou se há isso em algumas partes de cidades grandes também(deve haver), mas fiquem a vontade para expor, caso já tenha tido alguma experiência desagradável deste tipo ou tem algo a acrescentar ou simplesmente discordar :D.

Anúncios

Entry filed under: TI.

Evolução dos Logos de TI Trabalho remoto e contratados motivados

2 Comentários Add your own

  • 1. Elton R  |  junho 17, 2008 às 3:31 am

    Plenamente de acordo, eu vivo em cidade pequena, e passo por essa situação sempre. Aqui na minha cidade só temos uma empresa de ônibus circular interno, só temos uma loja propriamente de instrumentos músicais, cinema (eu nem sei se em cidades médias tem vários), mas aqui só tem um também…
    Enfim, a falta de concorrencia nos deixa reféns dos altos preços impostos por essas empresas, e muitas vezes do péssimo atendimento que recebemos delas.
    Com a internet, serviços de compras por telefone, podemos até ter passado por uma leve atenuação deste problema, mas a compra presencial é sempre algo mais prazeroso, seguro e confiável. Privilégio que nós de cidades pequenas muitas vezes somos privados. Viva à concorrência.
    (desculpe o tamanho do comentário).

  • 2. Lucas  |  junho 17, 2008 às 4:12 pm

    Eh, concordo! Aqui em minha cidade era assim com informática!

    Existiam um ou dois que prestavam serviços de manutenção p/ PCs, era exatamente assim! Serviço ordinário, caro e de má qualidade!

    Hoje existem aqui umas 15 lojas que dão manutenção, muitas delas ainda mantem o serviço ordinário e os preços la em cima, e acredite se quiser, muitos vao lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2008
S T Q Q S S D
     
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: